Almanaque Header Bg
Logo Almanaque Pmane V3 31 07 2024

Plano de Aula

Torre de líquidos

Alm Plano Meta Bg1 2

Indicação de aplicação:

3º Ano

Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer diferenças entre as densidades de substâncias sólidas e líquidas a partir de prática experimental e comparar o fenômeno observado com situações ligadas ao descarte de resíduos

Habilidades da BNCC:

(EF03GE08)

Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF03MA27)

Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

Alm Plano Meta Bg3 2
Almanaque Grafismo2
Alm Plano Conteudo Bg1 2

Recursos Didáticos

2 garrafa PET pequenas, lisas e transparentes

Tesoura

Água

Xarope de glucose de milho ou mel

Óleo vegetal

Peças de diferentes densidades

  • porca, parafuso ou moeda etc.
  • tampa de garrafa PET, tampa de caneta ou peça plástica pequena etc.
  • uva, pedaço de maçã ou pera etc.
  • pedaço de isopor ou espuma etc.

Bandeja

Seringa

ANTES DA AULA

  • Para sua preparação, realize antecipadamente o experimento proposto e familiarize-se com os materiais e procedimentos.
  • Organize os alunos em grupos de três pessoas, peça que tragam os materiais necessários ao experimento e/ou separe os materiais necessários aos grupos.
  • Separe fotos ou vídeos de manchas de óleo em rios, lagos e/ou no oceano.

A AULA

O experimento passo a passo

  • Com a tesoura, corte a parte de cima das garrafas PET de modo a conseguir dois copos com elas.
  • Posicione um copo PET em uma mesa nivelada.
  • Adicione o xarope de glucose de milho. Aguarde até que ele fique nivelado no fundo do copo. Isso pode levar alguns minutos, pois é um líquido muito viscoso. Coloque quantidade suficiente para que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do fundo do copo PET.
  • Suavemente, coloque água no copo até que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do xarope de glucose de milho.
  • Suavemente, coloque óleo no copo até que seu nível fique em aproximadamente 5 centímetros acima do nível da água.
  • Aguarde alguns minutos até que os líquidos se estabilizem e que fiquem nítidas as três fases da mistura.
  • Coloque a peça metálica escolhida dentro do copo.
  • Coloque o pedaço de fruta escolhido dentro do copo.
  • Coloque a peça plástica escolhida dentro do copo.
  • Coloque a espuma ou isopor dentro do copo.
  • Observe o resultado.

 

A aula

  • Na sala de aula ou em outro ambiente de sua escolha propício à atividade, organize os grupos em formato de semicírculo. Essa é uma disposição que facilita o debate, uma vez que todos podem ver uns aos outros. Atente para que cada grupo tenha acesso à uma pequena mesa para realizar o experimento.
  • Mapeie as concepções prévias dos alunos quanto ao tema “densidade”. Essa provavelmente não é uma palavra do vocabulário cotidiano dos alunos, tampouco é um conceito apropriado para alunos dessa idade, mas, aqui, a abordagem será em termos de flutuabilidade. Você pode fazer perguntas, como:
    • Você já percebeu que alguns objetos afundam e outros flutuam na água?
    • Dê alguns exemplos de objetos que você já viu flutuando na água.
    • Dê alguns exemplos de objetos que você já viu afundando na água.
    • Por que um objeto flutua na água?
    • Por que um objeto afunda na água?
  • É provável, também por causa do uso da palavra “objeto”, que todas as respostas levem em conta materiais sólidos sendo jogados na água. Explore um pouco mais:
    • Você acha que alguma substância líquida pode flutuar ou afundar na água?
  • Distribua os materiais aos grupos e dê um tempo para que manipulem. Fale sobre cada um deles, se conhecem, para que é usado e de que material é feito. Na lousa ou em outro dispositivo que todos acessem, monte uma tabela. Por exemplo:

Torre De Liquidos Tabela

 

  • Peça aos alunos que indiquem quais objetos acham que afundam na água e quais acham que flutuam na água. Anote na coluna correspondente da tabela.
  • Peça que coloquem água até a metade do volume do copo PET e que iniciem os testes. Primeiro com os objetos sólidos (porca, parafuso, tampa PET, isopor etc.). Na sequência, com as substâncias líquidas (xarope de glucose de milho e/ou mel, óleo vegetal). Anote na coluna correspondente da tabela.
  • Considerando as previsões feitas pelos alunos e o resultado observado pela experimentação, conduza uma discussão sobre o porquê das previsões corretas e erradas.
    • Agrupe os objetos que flutuam na água e explore o que têm em comum.
    • Agrupe os objetos que afundam na água e explore o que têm em comum.
  • Comente que farão outro experimento que aproveita o comportamento dos objetos quanto à flutuabilidade.
  • Em outro copo PET, limpo e vazio, peça que coloquem primeiramente os líquidos (xarope/mel, água e óleo) até que forme três fases distintas, conforme procedimento apontado na sessão “experimento passo a passo”.
  • Depois do experimento montado, com todos os itens dentro do copo, observe com atenção.
    • Resultado esperado: três fases líquidas distintas (xarope/mel, água e óleo). Objetos sólidos “estacionados” na fronteira entre as fases:
      • Metais no fundo do copo
      • Frutas sobre o xarope/mel
      • Plásticos sobre a água
      • Isopor e espuma sobre o óleo
  • Peça aos alunos que expliquem, com suas palavras, o resultado do experimento.
  • Conduza uma explicação sobre o fenômeno observado. Enfatize que substâncias líquidas também podem flutuar sobre outras substâncias líquidas, como acontece com o óleo sobre a água.
  • Pergunte: se o óleo fosse jogado sobre uma superfície maior de água, como em uma bandeja, ele ficaria concentrado sobre a região onde foi derramado ou se espalha pela superfície? E se fosse em um rio, lago ou no oceano?
  • Após um tempo ouvindo as previsões, realize o experimento de forma demonstrativa em uma bandeja com água. Demonstre como o óleo se espalha por toda a superfície.
  • Mostre fotos ou vídeos de manchas de óleo em rios, lagos ou no oceano e compare com o resultado do experimento demonstrativo.
  • Pergunte o que pode acontecer quando ocorre um acidente ambiental como os das fotos e/ou vídeos.
    • O óleo sobre a superfície da água diminui a entrada de luz e oxigênio, o que prejudica a vida aquática.
  • Promova o descarte adequado de todos os itens utilizados no experimento, conforme orientação na sessão “encerramento e avaliação – ação cidadã”.

AÇÃO CIDADÃ

  • Complemente as explicações e discussões levantadas durante a atividade.
  • Pergunte aos alunos se suas respectivas famílias utilizam óleo vegetal em casa.
    • Sua família utiliza óleo vegetal? Ou: você come alimentos fritos em casa?
    • Você sabe o que é feito com o óleo após ser usado? Ou: como o óleo usado é descartado na sua casa?
    • Você sabe o que pode ser feito com o óleo usado?
      • Biodiesel.
      • Insumo para fabricação de tintas e vernizes.
      • Massa asfáltica.
      • Sabão
  • Faça considerações sobre o descarte do óleo usado, destacando que, quando descartado incorretamente, pode trazer prejuízos ambientais, mas quando reciclado, vira matéria prima para fabricação de outros produtos.
  • Promova o descarte correto de todos os itens utilizados no experimento:
    • Itens plásticos separados para reciclagem.
    • Água no ralo.
    • Óleo armazenado em garrafa PET para encaminhamento à reciclagem.
      • Use a seringa para recolher o óleo nos copos.
  • Indique que a escola é integrante do PMANE e é um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Motive-os a transmitir a informação à familiares e amigos e a promover a coleta
  • Peça aos alunos que produzam, individualmente, um texto amparado por desenhos e/ou diagramas, que apresente o resultado do experimento e que chame a atenção do leitor para a consequência do descarte de óleo em cursos de água.

Alm Plano Conteudo Bg3 2

Confira outros
Planos de Aula

Almanaque Planos Bg Topo Copy
Almanaque Planos Bg Baixo Copy2
Almanaque Foto Deco4